corpo e a garganta e significa energia para o corpo, que
fica robusto. Na aldeia, para preparo físico, dançamos
desde cinco horas da manhã até seis horas da tarde,
passa-se o dia inteiro dançando quando os padrinhos
planejam a dança dos adolescentes. O padrinho é como
um professor, um preparador físico dos adolescentes. Por
exemplo, o padrinho sonha com um determinado canto e
planeja para todos entoarem. Todos os tipos de dança
vêm dos primeiros xavantes: Wamarĩdzadadzeiwawẽ,
Butséwawẽ, Tseretomodzatsewawẽ, que foram
descobrindo através da sabedoria como iria ser a cultura
Xavante. Até hoje existe essa cultura, essa celebração.
Quando o adolescente fura a orelha é obrigatório ele
dançar toda a noite, tem de acordar meia-noite para dançar
e cantar, é obrigatório, eles vão chamando um ao outro
com um grito especial.
WÉRÉ' É TSI'RÓBÓ, E. A dança e o canto-celebração da existência xavante. VIS-Revista do
Programa de Pós-Graduação em Arte da UnB. V. 5, n. 2, dez. 2006.
A partir das informações sobre a dança Xavante, concluise
que o valor da diversidade artística e da tradição cultural
apresentados originam-se da
A) iniciativa individual do indígena para a prática da
dança e do canto.
B) excelente forma física apresentada pelo povo Xavante.
C) multiculturalidade presente na sua manifestação
cênica.
D) inexistência de um planejamento da estética da dança,
caracterizada pelo ineditismo.
E) preservação de uma identidade entre a gestualidade
ancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.
Resposta Correta:
E) preservação de uma identidade entre a gestualidadeancestral e a novidade dos cantos a serem entoados.
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