de maio de 1917, foi empregada publicamente, pela
primeira vez, a palavra sur-realisme. Pablo Picasso
desenhou o cenário e a indumentária, cujo efeito foi tão
surpreendente que se sobrepôs à coreografia. A música de
Erik Satie era uma mistura de jazz, música popular e sons
reais tais como tiros de pistola, combinados com as
imagens do balé de Charlie Chaplin, caubóis e vilões,
mágica chinesa e Ragtime. Os tempos não eram propícios
para receber a nova mensagem cênica demasiado
provocativa devido ao repicar da máquina de escrever, aos
zumbidos de sirene e dínamo e aos rumores de aeroplano
previstos por Cocteau para a partitura de Satie. Já a ação
coreográfica confirmava a tendência marcadamente teatral
da gestualidade cênica, dada pela justaposição, colagem
de ações isoladas seguindo um estímulo musical.
SILVA, S. M. O surrealismo e a dança. GUINSBURG, J.; LEIRNER (Org.). O surrealismo.
São Paulo: Perspectiva, 2008 (adaptado).
As manifestações corporais na história das artes da cena
muitas vezes demonstram as condições cotidianas de um
determinado grupo social, como se pode observar na
descrição acima do balé Parade, o qual reflete
A) a falta de diversidade cultural na sua proposta estética.
B) a alienação dos artistas em relação às tensões da
Segunda Guerra Mundial.
C) uma disputa cênica entre as linguagens das artes
visuais, do figurino e da música.
D) as inovações tecnológicas nas partes cênicas,
musicais, coreográficas e de figurino.
E) uma narrativa com encadeamentos claramente lógicos
Resposta Correta:
D) as inovações tecnológicas nas partes cênicas,musicais, coreográficas e de figurino.
Sabe algo a mais sobre essa dúvida ? Contribua com seu conhecimento nos comentários abaixo e ajude a nossa comunidade. Não encontrou sua dúvida por aqui ? Clique no meu superior na aba: "Mande sua pergunta" e saiba como. Postamos sempre as terças e quintas feiras. Por ordem de chegada.
Postar um comentário