1855 para trabalhar como colono na fazenda de café
Ibicaba, em Campinas. A perspectiva de prosperidade que
o atraiu para o Brasil deu lugar a insatisfação e revolta, que
ele registrou em livro. Sobre o percurso entre o porto de
Santos e o planalto paulista, escreveu Davatz: “As
estradas do Brasil, salvo em alguns trechos, são péssimas.
Em quase toda parte, falta qualquer espécie de
calçamento ou mesmo de saibro. Constam apenas de terra
simples, sem nenhum benefício. É fácil prever que nessas
estradas não se encontram estalagens e hospedarias
como as da Europa. Nas cidades maiores, o viajante pode
naturalmente encontrar aposento sofrível; nunca, porém,
qualquer coisa de comparável à comodidade que
proporciona na Europa qualquer estalagem rural. Tais
cidades são, porém, muito poucas na distância que vai de
Santos a Ibicaba e que se percorre em cinquenta horas no
mínimo”.
Em 1867 foi inaugurada a ferrovia ligando Santos
a Jundiaí, o que abreviou o tempo de viagem entre o litoral
e o planalto para menos de um dia. Nos anos seguintes,
foram construídos outros ramais ferroviários que
articularam o interior cafeeiro ao porto de exportação,
Santos.
DAVATZ, T. Memórias de um colono no Brasil. São Paulo:
Livraria Martins, 1941 (adaptado).
O impacto das ferrovias na promoção de projetos de
colonização com base em imigrantes europeus foi
importante, porque
A) o percurso dos imigrantes até o interior, antes das
ferrovias, era feito a pé ou em muares; no entanto, o
tempo de viagem era aceitável, uma vez que o café
era plantado nas proximidades da capital, São Paulo.
B) a expansão da malha ferroviária pelo interior de São
Paulo permitiu que mão-de-obra estrangeira fosse
contratada para trabalhar em cafezais de regiões cada
vez mais distantes do porto de Santos.
C) o escoamento da produção de café se viu beneficiado
pelos aportes de capital, principalmente de colonos
italianos, que desejavam melhorar sua situação
econômica.
D) os fazendeiros puderam prescindir da mão-de-obra
europeia e contrataram trabalhadores brasileiros
provenientes de outras regiões para trabalhar em suas
plantações.
E) as notícias de terras acessíveis atraíram para São
Paulo grande quantidade de imigrantes, que
adquiriram vastas propriedades produtivas.
Resposta Correta:
B) a expansão da malha ferroviária pelo interior de SãoPaulo permitiu que mão-de-obra estrangeira fosse
contratada para trabalhar em cafezais de regiões cada
vez mais distantes do porto de Santos.
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